MINASLIGAS

Uma história de sucesso em gestão de energia.

Minas-ligas-site.png

A MINASLIGAS, empresa do segmento eletrointensivo, há mais de dez anos utiliza o sistema de gerenciamento desenvolvido pela GESTAL.

O objetivo inicial da instalação do sistema foi o controle e monitoramento da demanda da planta industrial de forma automática. O sistema predecessor, necessitava de um operador em tempo integral para controlar a demanda e as probabilidades de erro humano eram muito elevadas. 

Na primeira fase do projeto, o sistema instalado em 2006 permitiu ter um controle mais apurado da gestão de demanda na planta industrial, assim como monitoramento de algumas grandezas elétricas de pontos chaves da empresa. Conseguiu-se em um trabalho a quatro mãos (GESTAL/MINASLIGAS) otimizar o controle de demanda da empresa de forma a utilizar 100% da demanda contratada sem ocorrência de ultrapassagens. O que não era possível de se realizar manualmente.

Devido a necessidade da MINASLIGAS efetuar um controle mais apurado de suas cargas, em 2012 foi feito upgrade do sistema para o Smart Server, de forma a conseguir controlar todos os fornos e monitorar todas suas subestações de distribuição. Além disso partiu-se para uma lógica de monitoramento também do fator de potência.

“A eficiência operacional da empresa está intimamente ligada à eficiência energética de seus processos, sendo quase uma correlação direta”, diz Minervino Neto, gerente de manutenção elétrica da MINASLIGAS.

Os números de economia não podem ser divulgados, contudo pode-se falar que com a mitigação de desligamentos desnecessários, lucro cessante, perda de marcha dos fornos, estima-se uma economia de aproximadamente 5% de sua capacidade instalada, que atualmente está no patamar de 150 MVA.