Saneamento Básico e Gestão de Energia

Saneamento_site.png

Energia elétrica e água possuem aspectos similares contemplando interações muitas das quais óbvias mas nem sempre perceptíveis e menos ainda tratadas de forma integrada.

Estas similaridades existem tanto no âmbito institucional (reestruturação dos setores, agências reguladoras e tarifas) quanto nas questões ambientais, financeiras e operacionais, sendo esta última intimamente ligada ao aspecto da automação de processos.

O processo de levar a água desde a fonte ao consumidor é parecido com o da energia elétrica: geração, transmissão e distribuição; havendo uma preocupação ainda maior com relação à qualidade do produto final.

Para gerar energia hidrelétrica usamos água e para tratar a água usamos energia elétrica.

Os dois insumos correm o risco de faltar e podem ser contaminados se não forem adequadamente tratados.

O que podemos fazer para economizar energia e despesas na área de saneamento básico de forma inteligente?

Saneamento básico, seja ele estadual ou municipal, possui três alvos de aplicação bem distintos para economia de recursos:

  • Supervisão das redes de distribuição (controle de perdas);
  • Otimização operacional das ETAs/ETEs, e;
  • Gestão centralizada das estações.


Entendemos que nem todos os alvos acima precisam necessariamente ser trabalhados de forma simultânea e nem nesta ordem. Além disso é necessário um plano diretor de automação ou de eficiência energética contendo as principais estratégias a serem seguidas visando a companhia de saneamento como um todo.

Implementar medidas que reduzam a conta de energia de cada estação é perfeitamente factível. O que justifica a adoção de sistemas automatizados continua sendo o retorno proporcionado pelos mesmos (neste caso na otimização energética sem perda de produtividade ou qualidade da água) e neste ponto a telemetria e os algoritmos de controle continuarão a fazer a diferença, afinal a otimização do negócio como um todo começa na otimização energética do processo e dos fatores de produção.

A GESTAL pode auxiliar nas medidas através do fornecimento de soluções para gerenciamento, supervisão e controle de energia elétrica e utilidades, com experiência na implantação junto a diversas empresas de saneamento básico.

Consulte nossa equipe!